@_festto em DIAMANTINA!
Ingressos a venda no @sympla para espetáculos que acontecem no @teatrosantaizabel
26/05, DRUMMOND PELOS CANTOS do @incena.oficial seguirá pelo Beco do Mota, dialogando com as ruas e suas arquiteturas.
27/05, @nildaandradeteatro diretamente do Rio de Janeiro com PIPAS, no Teatro Santa Izabel.
28/05, a arte de @gildasiojardim_ no cenário e direção de @arv.das.letras e @geane_matos_huzie se encontram no espetáculo O MENINO QUE A IMAGINAR do In-Cena, também no Teatro Santa Izabel
Acompanhe toda a programação na página do FESTTO .
SINOPSE
No palco, nos mercados centrais, nas praças e nos teatros, a fusão de performance musical, poesia e teatro se torna viva no espetáculo "Drummond pelos Cantos", uma performance musical do universo poético de Carlos Drummond de Andrade. O Grupo In-Cena de Teófilo Otoni, inspirado pelo centenário do renomado poeta brasileiro mineiro, promove uma experiência íntima que transporta o público para o clima seresteiro, boêmio e poético que permeia a obra do autor.
O espetáculo nasceu de um intercâmbio com os grupos de Seresta de Teófilo Otoni e Diamantina 2019, na cidade de Diamantina, marcando o início de uma jornada que já percorreu diversas cidades e eventos.
A seresta, movimento cultural regional de Minas Gerais, serve como pano de fundo musical, criando uma ambientação única que dialoga diretamente com as origens do próprio Drummond. A performance musical não se limita ao palco, estendendo-se pelas ruas e praças das cidades por onde passa, tornando-se parte integrante da experiência.
Desde a sua estreia em 2019 no intercâmbio dos Grupos de Seresta de Teófilo Otoni e Diamantina, o espetáculo tem percorrido uma extensa lista de apresentações, destacando-se em eventos como o Festival de Teatro de Teófilo Otoni (FESTTO), apresentações em mercados centrais, participações em festas culturais e eventos itinerantes por cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Além das apresentações nas cidades do interior, "Drummond pelos Cantos" ganhou projeção na capital mineira, com uma marcante apresentação no Teatro Raul Belém Machado, em Belo Horizonte, em novembro de 2023.
FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO: ANDRE LUIZ DIAS
ELENCO: ANDRE LUIZ DIAS, BRUNY MURUCCI E WANDOUGLASGONÇALVES
DIREÇÃO MUSICAL: MARCELA VEIGA
ILUMINAÇÃO: WAN DOUGLAS GONÇALVES
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
SINOPSE
PIPAS acompanha a personagem fictícia Cláudia, mulher periférica que vive as alegrias e amarguras da vida na favela, ao lidar com situações que colocam em xeque seus direitos como mulher. Baseada em histórias reais, de figuras femininas que inspiram a comunidade do Complexo do Alemão, a trama revive a trajetória da protagonista, partindo do momento em que ela tem todas as suas perspectivas e sonhos frustrados por uma gravidez indesejada, aos 15 anos de idade.
FICHA TÉCNICA:
TEXTO E ATUAÇÃO: NILDA ANDRADE
DIREÇÃO ARTÍSTICA: ROHAN BARUCK
CENÁRIO: TIAGO COSTA
FIGURINO: CÁTIA VIANNA
ILUMINAÇÃO: ANA LUZIA MOLINARI DE SIMONI
ASSISTENTE DE ILUMINAÇÃO: RAFA DOMI
OPERADOR DE LUZ: RODRIGO SANTOS
OPERADOR DE SOM: RAFA DOMI
PRODUÇÃO MUSICAL: DÂNDI
COMPOSIÇÕES: DÂNDI E WALLACE VALADÃO
FOTOGRAFIA: NATHALIA MENEZES
GESTÃO DE REDES SOCIAIS: CURTAS PRODUÇÕES | GÉRSICA TELLES
ASSESSORIA DE IMPRESSA: CAIO BARBOSA
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: RBARUCK | ROHAN BARUCK
PRODUÇÃO EXECUTIVA: LEANDRO FAZOLLA
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: FRAN DUTRA
IDEALIZAÇÃO E GESTÃO DE PROJETO: NILDA ANDRADE | CONTRA BANDO DE TEATRO E OUTRAS PATIFARIAS
INGRESSOS EM: https://www.sympla.com.br/evento/xiii-festto-diamantina/2457826?share_id=copiarlink&referrer=linktr.ee&referrer=li
SINOPSE:
Uma carroça de sonhos chega aos palcos, conduzida por quatro personagens mambembes, prontos para encantar o público com "O Menino que Aprendeu a Imaginar".
O espetáculo promete levar a plateia a uma viagem mágica através das histórias dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Os artistas, dirigidos por Leandro Bertoldo Silva e Geane Matos, se revezam em personagens e situações, transformando o palco em diversos lugares.
A trama se desenrola a partir do momento em que um menino, entediado com os mesmos brinquedos, se depara com um livro de histórias que cai de forma misteriosa.
A descoberta revela-se como obra de seu brinquedo predileto, um encantador palhaço de roupas coloridas e chapéu de guizos. Incentivado pelo palhaço, o menino abre o livro, lançando-se em mundos desconhecidos.
As histórias que se desdobram, muitas delas ilustrando regiões e costumes dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, prometem envolver crianças e adultos em uma experiência única.
A proposta é que o espetáculo desperte um olhar renovado para a leitura e para os livros, convidando o público a explorar novas imaginações.
O cenário, um espetáculo à parte, é assinado pelo renomado artista plástico Gildásio Jardim. Suas obras com a chita criam um ambiente colorido, que se integra perfeitamente à atmosfera lúdica do espetáculo.
Além de toda a musicalidade inerente ao Grupo In-Cena.
FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO E DRAMATURGIA: LEANDRO BERTOLDO SILVA E GEANE MATOS
SUPERVISÃO ARTÍSTICA: ANDRÉ LUIZ DIAS
DIREÇÃO MUSICAL: MARCELA VEIGA
PREPARAÇÃO CORPORAL: NATALIA CHAVES
ELENCO: LÍVIA FERREIRA, MARCELA VEIGA, FLORISVALDO JR., SAULO LAUAR EHUMBERTO KEVEN
FIGURINO: ALYSSON WANDER;
CENOGRAFIA: PIERRE ANDRÉ, VANESSA JULIANA, HUMBERTO KEVEN, ALLYSSONWANDER;
ESTÉTICA E ARTES PLÁSTICAS: GILDÁSIO JARDIM.
INGRESSOS EM: https://www.sympla.com.br/evento/xiii-festto-diamantina/2457826?share_id=copiarlink&referrer=linktr.ee&referrer=li
Acompanhe o FESTTO e o IN-CENA no Instagram.
Veja também sobre o FESTTO - 2024:
➡https://www.incena.org/noticias/festto-em-belo-horizonte
➡https://www.incena.org/noticias/xiii-festto---edicao-2024
18/11/2024
Começa hoje, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a nossa Caravana.