CONHEÇA O NÚCLEO DE MEMÓRIA VALE DO MUCURI 🎥💜✨

Data de publicação:
28/3/25
Publicado por:
Eduardo Rezende
Tempo de leitura:

NÚCLEO DE MEMÓRIA VALE DO MUCURI 🎥💜✨

Conheça o Núcleo de Memória Vale do Mucuri clicando neste link https://www.incena.org/nucleo-de-memoria/inicio.

Saiba como navegar no site, preparamos um manual de orientações que você poderá acessar clicando aqui.

Atenção PROFESSORAS E PROFESSORES!!! Venham conhecer uma ferramenta super importante para apresentar aos seus alunos e também para utilizar em suas aulas e dinâmicas. Conheçam e saibam como navegar no Núcleo de Memória Vale do Mucuri. E só clicar aqui e terá acesso ao manual de orientações para professores.  

Quer compartilhar as suas memórias conosco? É só acessar o nosso formulário através deste link https://forms.gle/D9MDwK4pNyjvPL2a6.

Nos interessamos em receber vídeos e fotografias que tenham relação com os seguintes temas:

- Histórias dos Povos Originários, nesse caso, os Maxakali que ainda habitam a região e mantém muito viva a sua cultura;

- Histórias de negros e negras, sobretudo, ex-ferroviários da Estrada de Ferro Bahia Minas e seus descendentes. Bem como com as famílias residentes no bairro Palmeiras em Teófilo Otoni referido pelos moradores mais antigos como “Margem da Linha”, por margear a antiga estrada de ferro Bahia-Minas;

- Famílias que participaram da construção dos bairros populares (Taquara, Vila Esperança e São Benedito) da cidade de Teófilo Otoni, através de mutirão e ações solidárias na década de1980, quando ainda eram mais escassas as políticas públicas para habitação;

- Registro das histórias das festas populares (São João, Reis etc) e antigos carnavais da região;

- Memória e acervo do Grupo In-Cena de Teatro e do Instituto In-Cena.

O Núcleo de Memória Vale do Mucuri é um museu virtual de base comunitária para valorização e salvaguarda da memória e patrimônio cultural da mesorregião Vale do Mucuri (Minas Gerais), território este com múltiplas influências em sua formação geográfica, histórica e cultural de povos de África, originários (indígenas), alemães, libaneses, portugueses, chineses, porém marcado pela ausência ou pela quantidade insuficiente de bens e serviços culturais e artísticos.

A partir da replicação da Tecnologia Social de Memória (TSM), a memória e as histórias de vida são meios para enfrentar desafios coletivos e estimular pessoas e organizações a produzirem suas próprias histórias, valorizando as experiências e os saberes de todas as pessoas e suas comunidades. Com o desenvolvimento de projetos coletivos de memória é promovida a capacidade de ouvir e aprender com o outro, impulsionar processos de mudança nas relações sociais por meio da construção, organização e socialização de histórias de vida, entendendo as histórias de vida como fonte de conhecimento, compreensão e conexão. Nesse sentido, o Museu se torna é um espaço de preservação e fortalecimento da memória do território do Mucuri, considerando sua cultura, suas crenças, manifestações artísticas e movimentos de luta como elementos fundamentais para rememorar e afirmar o pertencimento e a identidade de seu povo.

O Núcleo de Memória Vale do Mucuri é uma iniciativa do Instituto In-Cena e sua implantação foi realizada com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Governo de Minas Gerais, através de emenda popular ao PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais).  

Notícias relacionadas

Grupo

2/4/2025

ANIVERSÁRIO DE 62 ANOS DE PAVÃO 🧡

Durante a programação em comemoração aos 62 anos do município de Pavão no Vale do Mucuri, o nosso Sarau In-Cena - Samba, foi palco para muita diversão, através da musicalidade e gingado boêmio brasileiro!

Grupo

2/4/2025

Registros do Aniversário de 62 anos de Pavão 🦚

Trazendo pra cena a magia do brincar e a criatividade, aguçando a imaginação, o público presente pode se divertir junto a Marcelinha, Juarêz e Siricutico!

Instituto

2/4/2025

SAIU O RESULTADO dos Filmes selecionados para a próxima edição do CINE POJICHÁ.

O festival é realizado com recursos do EDITAL BH NAS TELAS - FUNDO PBH – Lei Municipal de Incentivo à Cultura – PBH, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, projeto nº 0870/2024 e recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo.

instituto@incena.org
R. Amadeu Onofri, 206 - Manoel Pimenta, Teófilo Otoni - MG, 39802-083
Parceria Cultural:
Patrocínio:
Realização: